Você já deve ter ouvido falar que a China está virando protagonista do mundo e até que o mandarim é a língua do futuro, certo? E, por mais que haja ressalvas aqui e ali, essas afirmações não deixam de ser verdade. O Made in China é apenas o precursor de um universo cada vez mais expansivo que permeia todas as áreas do comércio internacional. E há muitas razões pelas quais a gigante asiática se estabeleceu como um dos principais players mundiais.
Além de possuir a maior população do mundo e dispor de uma grande quantidade de recursos, a China direcionou sua economia ao comércio internacional nas últimas décadas. O governo chinês, bem como as grandes empresas do país, entenderam a importância de se inserir no mercado global e até de ajustar suas políticas governamentais para atrair empresas estrangeiras e tornar seu cenário local mais favorável às visões de outros países. Hoje, é possível afirmar que negociar com a China virou sinônimo de sucesso comercial para qualquer companhia que deseje furar a bolha de seu mercado local.
Também nas últimas décadas, a China passou de ser um país usuário de tecnologia para um produtor dela. E o desenvolvimento tecnológico foi gradualmente uma força motora de seu crescimento econômico. E enquanto o padrão salarial dos trabalhadores aumentou no decorrer dos anos, a China é ainda relativamente mais barata do que outras potências mundiais quando se trata de manufatura e produção. O país ganhou o seu título de “fábrica do mundo” por seu baixo custo, baixos impostos e moeda competitiva. Além disso, a cultura chinesa valoriza o trabalho e a diligência, e isso afeta diretamente a performance dos colaboradores de suas empresas.
A China é atualmente um dos países que mais crescem no mundo e, por isso, vem ganhando cada vez mais destaque no cenário geopolítico e, principalmente, na atração de novos investidores para a região.
A cultura chinesa também é comprometida com inovação. Na última década, a China investiu consideravelmente seus recursos em inovação, desafiando as empresas a desenvolver novas tecnologias e sistemas. Culturas inovadoras propiciam avanços tecnológicos com incrível velocidade, e constantes aprimoramentos à infraestrutura tecnológica facilitam o reconhecimento dessas empresas no meio internacional.
Em 2019, o Banco Mundial classificou a China como uma das 10 economias que mais melhoraram sua forma de fazer negócios. Entre as razões listadas está a facilitação de importação e exportação de bens. A Afianci Global Networking atua com importação e exportação da China há mais de 10 anos e garante um serviço de excelência para seus clientes, dentre os quais estão gigantes do mercado de diversos segmentos. Além disso, a Afianci Experience hoje conta com o programa ACE (Afianci China Experience), que promove viagens corporativas à China para prospecção e inspeção de fornecedores no país através de uma experiência única no mercado.
Dados: Safeguard Global / Xinergy Global