O primeiro dia do quinto período solar do calendário lunissolar chinês é a data do Festival Qingming, tradicional evento da cultura chinesa. No calendário gregoriano, a data equivale ao período entre os dias 4 e 6 de abril, dependendo do ano vigente. Originado na dinastia Tang (618-906 d.C), a celebração da primavera possui ambas as conotações de alegria e luto, e reconhece a reverência aos ancestrais, elemento significativo na cultura chinesa.
Durante o festival, chineses lotam os cemitérios para limpar e enfeitar os túmulos de seus familiares. Trata-se de um momento para cultuar os mortos. Também fazem oferendas a seus ancestrais, queimam incensos e preparam piqueniques para se reunirem em família. A comida tradicional do festival é o qingtuan, bolinho feito à base de arroz e vegetais cuja cor remete à jade. No período, também é comum que sejam colocados ramos de salgueiro nas portas, uma vez que são conhecidos por afastar espíritos malignos que vagueiam durante o festival.
É um dia especial para lembrar e venerar os mortos e os antepassados. Os cemitérios ficam cheios de pessoas que vão limpar e enfeitar os túmulos da família, deixando lembranças.